CONVERSAS SOBRE CONTAR HISTÓRIAS

DISCUSSÃO,

ENSAIO E APERFEIÇOAMENTO

EMENTA:

A proposta é levar o participante que já tem alguma experiência com o ato de contar histórias a aperfeiçoar sua forma de realizar suas narrativas. Além de abrir uma discussão sobre o ato de contar histórias na atualidade.

 

OBJETIVO GERAL:

Sensibilização de educadores e pessoas de todas as idades interessadas na arte de contar histórias. Levar os participantes a aperfeiçoarem sua forma de realizar as narrativas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Estimular a pesquisa. O Contador de Histórias é essencialmente um pesquisador.

- Discutir sobre a contação de histórias na atualidade.

- Estimular a Imaginação e a Criação.

- Criação de textos.

- Valorização do repertório.

- Apresentar a Contação de Histórias como elemento interdisciplinar.

- Importância da expressão vocal e respiração.

- Importância da expressão corporal.

- Apresentar várias formas de contar uma história.

 

JUSTIFICATIVA:

A contação de histórias tem sido muito difundida atualmente. Muitos profissionais ligados à educação e às áreas mais diversas têm procurado cursos e oficinas para resgatar o contador de histórias que existe em cada um de nós. Terminados esses cursos, os participantes não têm um espaço para discutir e ensaiar suas narrativas. A proposta do curso é abrir um espaço para ensaiar e aperfeiçoar as formas de narrar. Quanto mais as narrativas são trabalhadas, mais íntimo delas fica o contador. E essa intimidade traz uma forte ligação com os ouvintes.

O curso vai realizar, também, uma discussão sobre como a contação de histórias está sendo realizada hoje em dia. Além de apresentar outras possibilidades de se contar uma história.

           

PÚBLICO ALVO:

Educadores, Bibliotecários e pessoas de todas as idades interessadas na arte de contar histórias