OFICINA

CRIAÇÃO VERBAL

E

JOGOS LITERÁRIOS

EMENTA:

O trabalho pretende resgatar o escritor e criador de histórias escondido em cada um. A oficina tem por objetivo “BRINCAR” com a palavra. Uma brincadeira que vai levar o participante a redescobrir a sua criatividade e sua capacidade de ser um criador de histórias. Através de textos literários, criação verbal, da criação literária, de brinquedos populares, das artes plásticas vamos descobrir novos mundos e desnudar nossa história.

 

JUSTIFICATIVA:

Todos nós temos histórias para contar. E as contamos das formas mais variadas.  Quem é que não tem aquele poema da infância ou adolescência guardado no fundo da gaveta?

Muitas pessoas acreditam que suas histórias não são importantes ou são muito comuns. Cada um de nós tem uma história de vida que é única. E é essa história que nos forma como pessoas. Somos a nossa história de vida. Aquilo que vivemos, que lemos, que ouvimos e que escrevemos até hoje é que nos forma como indivíduos. A idéia da oficina é resgatar esse escritor, esse poeta, esse contista que está guardado dentro da gente. Resgatar as histórias de vida e através delas criar também novas histórias.

 

OBJETIVO GERAL:

Aproximação com a literatura e da criação de textos de maneira criativa e prazerosa.

Fazer com que os participantes entrem em contato com o universo da literatura de forma participativa.

 

Objetivos Específicos:

- Interação social possibilitado no trabalho em grupo.

- Possibilitar novos conhecimentos.

- Desenvolver habilidades como percepção, imaginação e ampliar seu universo cultural.

- Possibilitar diversas formas de leitura que criem novas visões de mundo.

- Propiciar, através da leitura, ferramentas para a formação de cidadãos conscientes e transformadores.