OFICINA

DE

BRINQUEDOS POPULARES

EMENTA:

“Os brinquedos populares, em geral, não obedecem a critérios científicos. São todos identificados com o dia-a-dia de um povo que, através deles, também recriam o próprio tempo, valorizando sua expressão própria...”

A função lúdica do brinquedo artesanal é muito grande – trabalhando a criatividade e a imaginação. As crianças, ao estabelecerem contato com esses brinquedos, têm a oportunidade de vivenciar desde cedo a sabedoria popular. Nesse processo, a criança enquanto indivíduo, poderá vir, desde já, a assimilar uma consciência crítica sobre o mundo.

Trabalhar com brinquedos populares possibilita uma utilização ampla do material existente em nosso meio ambiente, possibilitando assim alternativas para a confecção de inúmeros outros brinquedos.

 

OBJETIVO:

A oficina tem por objetivo resgatar brinquedos populares que são desconhecidos ou até foram esquecidos por nossas crianças. Muitas vezes os pais e educadores não repassam esses brinquedos por não perceberem sua importância. Os brinquedos populares revelam não só o lado lúdico, mas recuperam a identidade de uma nação.  Um prazer para crianças e adultos.

 

PÚBLICO ALVO:

Pessoas de todas as idades interessadas em cultura popular e arte.