CURSOS MINISTRADOS

(oficinas, mesas e workshops)

 

3ª PLIM – PESCA LITERÁRIA DE MANGARATIBA – participação com a Oficina O POTE. – Realização Secretária Municipal de Educação, esporte e Lazer. – 23 de novembro de 2020

 

DIÁLOGOS EM REDE – Live A Literatura no Cotidiano com Augusto Pessôa – realização Rede Pró-Educar – 29 de outubro d2 2020

LIVE PROIBIDONA 2 – FETICHES, TARAS, PARADOXOS E AMOR – conversa sobre o livro VÊNUS NA PARTE VELHA DA CIDADE de Augusto Pessôa – Editora Tinta Negra – Live no Instagram FOKAKI_OFICIAL.

CARAVANA DA LEITURA E DO AUTOR FLUMINENSE – live sobre literatura – 06 de outubro de 2020

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS UMA ARTE – curso de contação de histórias on line – PUC – RJ – agosto e setembro 2020

 

ROTAS & REDES EM ITAGUAÍ – aula on line – Realização Instituto TEAR - setembro 2020

 

ROTAS & REDES EM MANGARATIBA – aula on line – Realização Instituto TEAR - agosoto 2020

 

ROTAS & REDES EM CORUMBÁ – aula on line – Realização Instituto TEAR - setembro 2020

 

ROTAS & REDES EM LADÁRIO – aula on line – Realização Instituto TEAR - setembro 2020

ROTAS E REDES LITERÁRIAS EM MANGARATIBA – PROJETO LITERÁRIO –

Oficina de Contação de Histórias - Realização Instituto TEAR – outubro 2019 (Mangaratiba - RJ)

 

TRILHAS LITERÁRIAS no TEAR – oficina de Contação de Histórias – Instituto TEAR setembro 2019

CURSO A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS – PUC Rio – maio a junho de 2019

 

ROTAS E REDES EM CANAÃ PARA PROFESSORES – Oficina A Arte de Contar Histórias – Realização Instituto TEAR – MARÇO 2019 (Canaã dos Carajás – PA)

 

ROTAS E REDES LITERÁRIAS EM MANGARATIBA – PROJETO LITERÁRIO –

Acompanhamento de professores de sala de leitura - Realização Instituto TEAR – fevereiro a junho 2019 (Mangaratiba - RJ)

 

CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DO MUSEU DO MEIO AMBIENTE – capacitação de educadores e estagiários na arte de contar histórias – Museu do Meio Ambiente – Janeiro (2019)

ROTAS E REDES EM CANAÃ – participação na Teia Literária e Seminário Rotas e Redes Literárias – Realização Instituto TEAR – DEZEMBRO 2018 (Canaã dos Carajás – PA)

XI SEMINÁRIO A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS - “Histórias de arrepiar – os labirintos do medo e seus mistérios!” - programação da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre – Oficina A Arte de Contar Histórias e mesa-redonda “Como montar um repertório de histórias de medo? Como preparar uma história de medo? Eu preciso ter medo para contar uma história de medo?” - 16 a 18 de novembro (2018).

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – Proler Vitória da Conquista (BA) - SETEMBRO 2018

 

ROTAS E REDES EM CANAÃ - OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – Realização Instituto TEAR – SETEMBRO 2018 (Canaã dos Carajás – PA)

MESA DE DEBATE – Narração de Histórias: “As Aventuras de uma Tradição Oral no Mundo da Escrita” – participação como debatedor – FLIPELÔ – Feira Literária Internacional do Pelourinho – Realização SESC Bahia – Salvador (BA) 09 de agosto (2018)

 

CURSO CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS UMA ARTE – PUC Rio – maio a junho de 2018

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS - workshop - Teatro Solar de Botafogo (RJ) - abril 2018

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO – CONVERSA COM PROFESSORES QUEM AMA SUA HISTÓRIA, CONSERVA SUA MEMÓRIA – Participação como palestrante. Prefeitura Municipal de Queimados  (RJ) – (2018)

PROJETO TRILHAS LITERÁRIAS – oficinas em Vila Kenedy (RJ), Paracambi (RJ), Volta Redonda (RJ), Nilópolis (RJ), Duque de Caxias (RJ), Nova Iguaçu (RJ) – Instituto TEAR (2017)

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – oficina – Instituto TEAR (RJ). Na condição de ministrante. 2016 – Carga horária: 12 horas.

FORMAÇÃO DE AGENTES DE LEITURA – oficina - Secretaria de Cultura do estado do Rio de Janeiro – realizada na Biblioteca Parque do Estado (RJ). Na condição de ministrante. 2015 – Carga horária: 8 horas.

 

CONTAR HISTÓRIAS – UMA ARTE PARA TODOS – aula espetáculo e integrou a mesa-redonda A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E FORMAR LEITORES no XVIII Encontro Regional do PROLER Vale do Rio Grande, realizado em Uberaba/MG, junho de 2015 – Carga horário de 8 horas.

 

XXII PROLER VITÓRIA DA CONQUISTA (BA) – evento em Iguá (Distrito de Vitória da Conquista) na condição de ministrante da Oficina Contação de Histórias, realizado no período de 15 a 18 de setembro de 2014, com carga horária de 20 horas

 

OFICINA AGENTES DE LEITURA NEAN – Cátedra de Leitura PUC Unesco – realizada em Vieira distrito de Teresópolis – na condição de ministrante. Período agosto e setembro de 2014 – Carga horária: 32 horas.

 

PROJETO IBERBIBLIOTECAS – oficina mediação de leitura e a arte de contar histórias - Secretaria de Cultura do estado do Rio de Janeiro – realizada nas cidades de Miracema, Volta Redonda, Bom Jardim, Mangaratiba, Rio de Janeiro e Rio das Ostras (RJ). Na condição de ministrante. 2014 – Carga horária: 24 horas.

 

FLIP Feira Literária Internacional de Paraty – convidado para participar como autor na FLIPINHA com palestra e encontros com o leitor (2014)

 

FORMAÇÃO DE AGENTES DE LEITURA – oficina - Secretaria de Cultura do estado do Rio de Janeiro – realizada na Biblioteca Parque do Estado (RJ). Na condição de ministrante. 2014 – Carga horária: 8 horas.

 

FORMAÇÃO DE AGENTES DE LEITURA – oficina - Secretaria de Cultura do estado do Rio de Janeiro – realizada em São Fidelis (RJ). Na condição de ministrante. 2014 – Carga horária: 16 horas.

 

OFICINA CONVERSAS SOBRE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: DISCUSSÃO, ENSAIO E APERFEIÇOAMENTO – PROLER – Casa da Leitura (RJ) (fevereiro 2014)

 

TRABALHANDO ACERVOS – oficina - encontro com profissionais da rede municipal de educação de Niterói (fevereiro 2014)

 

XXII PROLER (Programa de Incentivo a Leitura) VITÓRIA DA CONQUISTA / BA, realizado no distrito de Pradoso, na condição de ministrante da Oficina Contação de Histórias, realizado no período de 29 a 31 de maio de 2013, com carga horária de 20 horas

 

21ª FEIRA DO LIVRO DE SAPIRANGA (RS) – workshop e contação de histórias -  abril de 2013

 

FESTIVAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS DE CAMPO GRANDE (MS) – oficina e apresentações de contação de histórias março de 2013

 

AGENTES DE LEITURA – oficina – Secretaria de Cultura do estado do Rio de Janeiro – realizada em Cardoso Moreira (RJ). Na condição de ministrante. Período: 4 e 5 de agosto de 2012 – Carga horária: 16 horas.

 

AGENTES DA SERRA – oficina de memória – Cátedra de Leitura PUC Unesco – realizada em Vieira distrito de Teresópolis – na condição de ministrante. Período 28 e 29 de julho de 2012 – Carga horária: 16 horas.

 

18º VIAGEM PELA LITERATURA – oficina de contação de histórias – Secretaria de Cultura de Vitória (ES) - na condição de ministrante. Período 24 a 26 de julho de 2012 – Carga horária: 20 horas

 

PROLER (Programa de Incentivo a Leitura) VITÓRIA DA CONQUISTA / BA, realizado no distrito de Pradoso, na condição de ministrante da Oficina Contação de Histórias, realizado no período de 29 a 31 de maio de 2012, com carga horária de 20 horas

 

COLONIA DE FÉRIAS – CASA DA LEITURA

promovida pela Fundação Biblioteca Nacional (fevereiro de 2012)

 

JORNADA LITERÁRIA DE PASSO FUNDO realizada na cidade de PASSO FUNDO/RS na condição de ministrante da Oficina Contação de Histórias, realizado em 2011, com carga horária de 20 horas

 

PROLER (Programa de Incentivo a Leitura) PAPAGAIO/MG, na condição de ministrante da Oficina Contação de Histórias, realizado em 2011, com carga horária de 16 horas

 

PROLER (Programa de Incentivo a Leitura) VITÓRIA DA CONQUISTA / BA, realizado no distrito de José Gonçalves, na condição de ministrante da Oficina Contação de Histórias, realizado em 2011, com carga horária de 20 horas

 

PROLER (Programa de Incentivo a Leitura) VITÓRIA DA CONQUISTA / BA, realizado no distrito de São Sebastião, na condição de ministrante da Oficina Contação de Histórias, realizado no período de 24 a 26 de agosto de 2010, com carga horária de 20 horas

                       

COLONIA DE FÉRIAS – CASA DA LEITURA

promovida pela Fundação Biblioteca Nacional (janeiro de 2010)

 

OFICINA LENDAS DO NORTE

promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda dentro do projeto Culturarte realizado na cidade de Volta Redonda (16 de maio de 2009)

                       

REPENSANDO A LEITURA EM NOSSAS VIDAS

Encontro com o autor Augusto Pessôa com alunos, pais e professores promovido pelo Colégio Bom Jesus - SC dentro do projeto Memórias realizado na cidade de Joinville - SC (05 e 06 maio de 2009)

 

PROJETO CRIANÇA PETROBRÁS NA MARÉ

promovido pela Redes de Desenvolvimento da Maré, participação como Contador de Histórias no Ciep Helio Smidt. Projeto realizado na cidade do Rio de Janeiro – RJ (desde fevereiro de 2009)

                       

ENCONTRO DE LEITURA E ESCRITA DO GELING,

promovido pelo Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, como ministrante de oficina de contação de histórias, realizado na cidade de Salvador (2008)                       

 

I FEIRA DO LIVRO,

Feira de Santana (BA), Universidade Estadual de Feira de Santana, na qualidade de palestrante realizando a palestra A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO NOSSO COTIDIANO E NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO (2008)

 

VI ENCONTRO DE LEITURA: DAS LETRAS E DAS ARTES - DOURADOS / MS, na qualidade de palestrante, no período de 06 a 09 de novembro de 2007, com carga horária de 40 horas.

 

XIII ENCONTRO DE LEITURA DO PROLER (Programa de  Incentivo a Leitura) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA, ITAPETINGA / BA, na condição de ministrante da Oficina Contação de Histórias, realizado no período de 26 a 29 de setembro de 2007, com carga horária de 20 horas

 

PROJETO TEAR DE HISTÓRIAS – Participou como Arte- Educador do Projeto TEAR DE HISTÓRIAS no Instituto de Artes TEAR ministrando oficinas de teatro e contação de histórias para jovens e adolescentes da rede pública de ensino. (2006 a 2007)

 

V ENCONTRO ESTADUAL DE LEITURA - I FEIRA DO LIVRO DO PROLER / CAMPO GRANDE MS Realizado na cidade de Campo Grande (MS), na qualidade de ministrante de oficina de Criação e Arte para Professores, no período de 13 a 15 de outubro de 2004 com carga horária de 30 horas

 

III ENCONTRO DO PROLER - PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA - FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL/ MINISTÉRIO DA CULTURA Realizado na cidade de Papagaio (MG), na qualidade de Palestrante e Ministrante de oficina de Contação de Histórias, no período de 01 a 04 de setembro de 2004 com carga horária de 24 horas.

 

PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA – PROLER FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL / MINISTÉRIO DA CULTURA X ENCONTRO REGIONAL DE LEITURA DO PROLER Realizado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Campus de Itapetinga, na cidade de Itapetinga (BA), na qualidade de ministrante de oficina de Criação e Arte para Professores, no período de 16 a 18 de agosto de 2004 com carga horária de 24 horas

 

I ENCONTRO MUNICIPAL DE LEITURA DE CAARAPÓ Realizado na cidade de Caarapó (MS), na qualidade de ministrante de oficina de Contação de Histórias, no período de 28 a 29 de outubro de  2002 com carga horária de 24 horas.

 

PROJETO CIRANDA BRASILEIRA – Participou como Arte-Educador do Projeto Ciranda Brasileira no Instituto de Artes TEAR ministrando oficinas de teatro e contação de histórias para jovens e adolescentes da rede pública de ensino. (2002 a 2005)

                                  

III ENCONTRO ESTADUAL DE LEITURA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL / MINISTÉRIO DA CULTURA Realizado pela UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na cidade de Dourados (MS), na qualidade de ministrante de oficina de Contação de Histórias, no período de 07 a 09 de novembro de 2001 com carga horária de 24 horas.

 

VII COLÔNIA DE FÉRIAS CULTURAL – UFF Realizada pelo CENTRO DE ARTES UFF, na cidade de Niterói (RJ), na qualidade de coordenador da Oficina de Contadores de Histórias, em julho de 2001 com carga horária de 40 horas.

 

OBRA SOCIAL - oficinas de Recreação e Construção de Brinquedos realizados nos cursos de Formação de Educadores para Creches e de Formação de Babás no Programa Casas de Capacitação Profissional, da Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura do Rio, num total de 356 horas. (2001 a 2008).

 

CONTE OUTRA VEZ!  Curso e oficina de Contação de Histórias Realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana, na cidade de Feira de Santana (BA), na qualidade de dinamizador do Curso de Contação de Histórias (30 horas) e da Oficina de Contação de Histórias (16 horas), no período de 09 a 13 de outubro de 2000 com carga horária total de 46 horas.

 

II ENCONTRO COM ALFABETIZADORES – REFLEXÕES SOBRE CICLOS DE FORMAÇÃO Realizado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, no Campus da UERJ (RJ), na qualidade de dinamizador da oficina de Contação de Histórias na Alfabetização (março 2000)

 

VI ENCONTRO DE LEITURA – Cotações de Leitura – Mundo é labirinto? Promovido pelo Núcleo de Leitura da Universidade de Feira de Santana, realizado na cidade de Feira de Santana (BA), na qualidade de ministrante de oficina de Contação de Histórias, no período de 24 a 26 de novembro de 1999 com carga horária de 30 horas.

 

III CONGRESSO PARANAENSE DE ALFABETIZAÇÃO Realizado no Centro de Convenções de Curitiba, na cidade de Curitiba (PR), na qualidade de ministrante de oficina de Contação de Histórias, no período de 16 a 18 de setembro de 1999 com carga horária de 30 horas.

 

APRENDENDO A LER E CONTAR HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS

Realizada na Casa da Leitura (RJ) – Fundação Biblioteca Nacional em novembro de 1998 com carga horária de 20 horas.

 

LEITURA, ARTE E CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES Realizada na Casa da Leitura (RJ) – Fundação Biblioteca Nacional em agosto de 1998 com carga horária de 20 horas.

 

OFICINA DE LEITORES E CONTADORES DE HISTÓRIAS Realizada na Casa da Leitura (RJ) – Fundação Biblioteca Nacional em janeiro de 1998 com carga horária de 24 horas.

 

ENCONTRO ESTADUAL DE LEITURA Acesso à Leitura: O papel das Bibliotecas. Realizado na cidade de Fortaleza (CE), na qualidade de ministrante de oficina de Leitura e Contação de Histórias, no período de 04 a 07 de novembro de 1997 com carga horária de 30 horas.

 

PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA – PROLER FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL / MINISTÉRIO DA CULTURA - Seminário Módulo II realizado na cidade de Salvador (BA), na qualidade de ministrante de oficina de Leitura e Contação de Histórias, no período de 28 de outubro a 01 de novembro de 1996 com carga horária de 30 horas.

 

PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA – PROLER FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL / MINISTÉRIO DA CULTURA. Seminário Módulo Zero, realizado na cidade de Joinville (SC), na qualidade de ministrante de oficina de Leitura e Contação de Histórias, no período de 02 a 06 de setembro de 1996 com carga horária de 30 horas.

 

PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA – PROLER FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL / MINISTÉRIO DA CULTURA - Seminário Módulo Zero realizado na cidade de Lajeado/Encantado (RS), na qualidade de ministrante de oficina de Contação de Histórias, no período de 05 a 09 de agosto de 1996 com carga horária de 30 horas.

 

PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA – PROLER FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL / MINISTÉRIO DA CULTURA - Seminário Módulo Zero realizado na cidade de Palmas (PR), na qualidade de ministrante de oficina de Leitura e Contação de Histórias, no período de 10 a 14 de junho de 1996 com carga horária de 30 horas.

 

PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA – PROLER FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL / MINISTÉRIO DA CULTURA Seminário Módulo Zero realizado na cidade de Diadema (SP), na qualidade de palestrante e ministrante de oficina de Contação de Histórias, no período de 22 a 26 de abril de 1996 com carga horária de 40 horas.

 

PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA – PROLER FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL / MINISTÉRIO DA CULTURA - Seminário Módulo Zero realizado na cidade de Belo Horizonte (MG), na qualidade de ministrante de oficina de Contação de Histórias, no período de 11 a 15 de dezembro de 1995 com carga horária de 30 horas.

 

PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA – PROLER FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL / MINISTÉRIO DA CULTURA - Seminário Módulo Zero realizado na cidade de Cataguases (MG), na qualidade de ministrante de oficina de Leitura e Contação de Histórias, no período de 04 a 08 de dezembro de 1995 com carga horária de 30 horas.

 

PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA – PROLER FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL / MINISTÉRIO DA CULTURA - Seminário Módulo II realizado na cidade de São Mateus (ES), na qualidade de ministrante de oficina de Contação de Histórias, no período de 20 a 25 de novembro de 1995 com carga horária de 30 horas.

           

PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA – PROLER FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL / MINISTÉRIO DA CULTURA - Seminário Módulo Zero realizado na cidade de Curitiba (PR), na qualidade de ministrante de oficina de Contação de Histórias, no período de 06 a 10 de novembro de 1995 com carga horária de 30 horas.

           

PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA – PROLER FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL / MINISTÉRIO DA CULTURA - Seminário Módulo UM realizado na cidade de Passo Fundo (RS), na qualidade de ministrante de oficina de Contação de Histórias, no período de 23 a 27 de outubro de 1995 com carga horária de 60 horas.

           

ENCONTRO ESTADUAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS. Realizado na cidade de Belém do Pará (PA), na qualidade de ministrante de oficina de Contação de Histórias, no período de 30 de setembro a 02 de outubro de 1995 com carga horária de 30 horas.

 

PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA – PROLER FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL / MINISTÉRIO DA CULTURA - Seminário Módulo Zero realizado na cidade de Campo Grande (MS), na qualidade de ministrante de oficina Leitura e Contação de Histórias, no período de 18 a 22 de setembro de 1995 com carga horária de 40 horas.

           

PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA – PROLER FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL / MINISTÉRIO DA CULTURA - Seminário Módulo Zero realizado na cidade de Caxias do Sul (RS), na qualidade de ministrante de oficina de Contação de Histórias, no período de 28 de agosto a 01 de setembro de 1995 com carga horária de 40 horas.

           

PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA – PROLER FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL / MINISTÉRIO DA CULTURA - Seminário de Leitura Módulo III promovido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia na cidade de Vitória da Conquista (BA), na qualidade de ministrante de oficina de Contação de Histórias, no período de 07 a 11 de agosto de 1995 com carga horária de 40 horas.

           

PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA – PROLER FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL / MINISTÉRIO DA CULTURA - Seminário de Leitura Módulo Zero realizado na cidade de Nova Friburgo (RJ), na qualidade de orientador de oficina de Contação de Histórias, no período de 22 a 26 de maio de 1995 com carga horária de 30 horas

 

PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA – PROLER FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL / MINISTÉRIO DA CULTURA - Seminário de Leitura Módulo Zero realizado na cidade de João Pessoa (PB), na qualidade de orientador de oficina de Contação de Histórias, no período de 28 a 02 de dezembro de 1994 com carga horária de 30 horas

 

PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA – PROLER FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL / MINISTÉRIO DA CULTURA - Seminário de Leitura Módulo Zero promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana, na qualidade de orientador de oficina de Contação de Histórias, no período de 20 a 24 de novembro de 1994 com carga horária de 30 horas

 

PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA – PROLER FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL / MINISTÉRIO DA CULTURA - Seminário Módulo I promovido realizado na cidade de Vitória (ES), na qualidade de orientador de oficina de Contação de Histórias, no período de 07 a 11 de novembro de 1994 com carga horária de 30 horas.

 

MINISTÉRIO DO EXÉRCITO – CENTRO DE ESTUDOS DE PESSOAL - FORTE DUQUE DE CAXIAS - COLÔNIA DE FÉRIAS - Realizada no Forte Duque de Caxias na cidade do Rio de Janeiro (RJ), na qualidade de regente dando aula de Artes, no período de 07 de janeiro a 08 de fevereiro de 1980 com carga horária de 80 horas.